top of page
Buscar

O AUTOR

  • Foto do escritor: Caio Santana
    Caio Santana
  • 5 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2023

Sou o Caio Santana e tenho 24 anos. Radicado capixaba, nasci no extremo sul da Bahia, na cidade de Mucuri. Atualmente sou jornalista freelancer e frequentemente escrevo para o UOL, onde estagiei de 2021 a 2022. Também faço parte da equipe do STEAM + Educação Midiática, do Instituto Federal do Espírito Santo - campus São Mateus (ES) que já teve duas edições (2021 e 2023) sendo responsável pela comunicação e redes sociais (Instagram e WhatsApp).


Ainda bebê, meus pais capixabas voltaram para o Espírito Santo, onde vivi da minha infância até a adolescência em Conceição da Barra, no extremo norte do estado (e sim, Mucuri e a Barra são cidades vizinhas na divisa capixaba e baiana, literalmente só atravessamos a divisa praticamente).


Apaixonado pela natureza, estar em meio ao verde e contemplar o pôr do sol sempre vão me deixar alegre e grato. Uma outra paixão, como hobby, é a fotografia.


Vejo concursos de beleza desde 2013, quando passando pelos canais da TV aberta em um sábado a noite, me deparo com a capixaba passando no Miss Brasil, o que me chamou atenção, afinal era meu estado. Assisti até o final. Por acaso, na mesma dinâmica, caí na final do Miss Universo 2013. A partir de então eu passei a acompanhar os concursos mais assiduamente e fiz amizades. Até me afastar, em partes, por descontentamento em como as misses eram tratadas por alguns fãs. Mas confesso que nunca abandonei por completo.


Em 2018, sou aprovado via Sisu para estudar na Universidade de São Paulo e me mudo para São Paulo. Aqui viveria alguns dos melhores momentos da minha vida e sou incapaz de citar ou lembrar de todos (brinco que tenho memória de Dory). Mas alguns deles: poder cobrir um amistoso da seleção brasileira de Rúgbi como imprensa pela Jornalismo Júnior; me encontrar a única übermodel do mundo, Gisele Bündchen, no lançamento de seu livro; ir a shows incríveis e pré-estreias de cinema; cobrir o Miss Brasil 2019, não intencionalmente, quando eu era diretor da Jornalismo Júnior; fazer amizades marcantes; cobrir o Miss Brasil 2022 in loco em dia de confinamento pelo UOL; ser convidado para prestigiar a final do Miss International Queen Brazil, em São Paulo, em novembro de 2023.


Já deu para perceber o quanto concursos de miss também estiveram presentes em momentos marcantes nesses últimos anos, mas nem só disso vivi (pulei ainda o meu intercâmbio em Portugal, onde fiquei quatro meses na Europa e vivi facilmente 5 anos nesse período viajando ao todo por 11 países).


Nos dois estágios que fiz durante minha graduação no Jornal da USP e no UOL, tive enormes aprendizados e eles me moldaram para meus gostos múltiplos de hoje: gosto de atualidades, entretenimento (mundo dos famosos e televisão), fissurado por jornalismo científico e meio ambiente, e em contar histórias curiosas mundo a fora.


Estou me formando pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com a certeza de que fiz a escolha certa quando estava alternando nos últimos dez minutos do último dia do Sisu, ainda que estivesse tudo pronto para eu ser acolhido em outra capital estadual brasileira, antes da certeza da aprovação uspiana (nem quero pensar em como teria sido meu mundo sem a USP e São Paulo).


Espero orgulhar muito minha escola como profissional do jornalismo. Se você quiser saber mais sobre mim ou conversar sobre o meu TCC, essas são minhas redes sociais:





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ENTREVISTADOS

Ana Maria Fonseca de Oliveira Batista, professora, com mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aretha...

 
 
 
BIBLIOGRAFIA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SANTANA, Caio. Nicarágua vence o Miss Universo 2023 e leva 1ª coroa; Brasil não classifica. Disponível em:...

 
 
 

Comments


bottom of page